Páginas

Gostou? Compartilhe!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Show do Milhão atualizado.


Olha "nóis aqui traveiz"!

Boneco Allan Kardec - Recepcionando
frequentadores da Casa.
Bom, o motivo do post é para atualizar o " Show do Milhão Allan Kardec". Já postei esta atividade aqui no Blog (CONFIRA O POST ANTIGO AQUI.) , mas como aplicamos novamente na Mocidade achei por bem refazer o post.

Bem da verdade é o fato de que desejo facilitar a vida de vocês, internautas, deixando os arquivos mais fáceis para baixar e armazenar. Portanto, a política é simples: clicar na imagem, ampliá-la e salvá-la direto no seu computador, sem precisar entrar em links e mais links. Mil vezes funcional para vocês! (sou um anjo ou não sou?rsisos!)

O Show do Milhão Allan Kardec foi sugestão de uma evangelizadora que recebeu a atividade através de um grupo de evangelizadores virtual. Então, eu realmente não sei de quem é a autoria original. O que posso lhes assegurar é que gostei da ideia e a aprimorei criando um layout, regras do jogo e, claro, utilizando mais algumas ferramentas - como as cartas.

Jovens com Kardec e a maleta de Barras e moedas.
Esta atividade dá muito certo e os jovens adoram. (Com exceções. Tivemos uma evangelizadora que teve certas dificuldades por conta do jogo em si, que estimula a competitividade.Então, analise o perfil de sua turma.)
É a segunda vez que nos surpreendemos com o resultado do jogo: galera realmente estudou a vida de Kardec e deu um show de conhecimento. (Imaginem que no início nem o nome completo do codificador eles sabiam. Então...)

Fora da Caridade não há salvação: praticando.
Esta atividade foi um "evento comemorativo especial" do aniversário do Codificador. Então, preparamos o terreno montando um mural e trazendo para a Casa Espírita uma personalidade muito especial.
Sim. Construímos um boneco de Allan Kardec que ficou exposto na Casa Espírita, logo na entrada, como vocês podem ver na imagem.

Arrancamos muitos sustos dos frequentadores e criamos expectativas em torno da atividade programada para o final de Outubro.







ATIVIDADE SHOW DO MILHÃO ALLAN KARDEC

OBJETIVO: de forma divertida, proporcionar o estudo da biografia do professor 
Hippolyte através de um jogo de perguntas e respostas tomando como base o famoso show de Silvio Santos.

OBJETIVO SECUNDÁRIO: trabalhar com a união, a parceria. Também desenvolver a

competitividade sadia, ensinando a portar-se em atividades que envolvam a noção de

ganhar ou perder.



IDADE: pode ser adaptado para as Mocidades I, II e III.

COMO JOGAR?

Dividir os evangelizandos em grupos.Você pode dividir em dois ou quatro grupos distintos. No entanto, para cada questão, um representante diferente irá falar em nome do grupo.

As perguntas variam de dificuldade. As mais fáceis valerão 10
pontos, medianas a difíceis valerão de 20 a 40 e a última pergunta valerá 500 pontos ( a última pergunta será a mesma para todos os grupos.)

Os grupos poderão utilizar de alguns recursos para acumular pontos. Estes recursos
NÃO SÃO VÁLIDOS PARA A ÚLTIMA QUESTÃO:
· As cartas: é apresentada ao grupo 4 cartas viradas para baixo. Eles deverão
escolher uma das cartas. Cada carta possui uma numeração específica
correspondente ao número de respostas da questão apresentada (por exemplo: 1, 2, 3, 0). Esta numeração corresponderá ao número de respostas
erradas que serão eliminadas da questão. Se o grupo tiver sorte poderá eliminar todas as questões erradas.
· Os universitários: pode-se escolher alguns evangelizandos ou outros evangelizadores que farão às vezes de ajudantes extras. Quando solicitados pelos grupos, os universitários fornecem a resposta que acreditam que seja a correta. Os universitários não tem a obrigatoriedade de acertar as questões.
· Pulo: os grupos tem a chance de 1 pulo.

Se um dos grupos errar uma questão, a metade dos pontos irá para o grupo
adversário. Assim, se o grupo A erra uma questão que vale 20 pontos, 10 pontos
vão para o grupo adversário.
O ganhador é aquele grupo que acumular mais pontos durante o jogo.

PRÊMIO: O prêmio é 1 milhão de reais em barras ou moedinhas de chocolate. Mas, 
aqui haverá uma forma de mais uma vez, aplicar o preceito da doutrina espírita.
O grupo vencedor deverá aplicar a máxima estipulada pela doutrina: “Fora da 
Caridade, não há salvação” e assim dividir com o outro (outros) grupo (s) aquilo que ganhou.

ANEXOS : Abaixo os materiais confeccionados. 

1. Perguntas. (Copie e cole em seu powerpoint. Se você quiser, pode utilizar os efeitos disponíveis no programa para "colorir" a resposta correta ou fazer aparecer e desaparecer as respostas. AVISO: PARA REALIZAR ESTE EFEITOS, VOCÊ PRECISA REESCREVER AS RESPOSTAS NO POWERPOINT PARA, ENTÃO, APLICAR OS EFEITOS DE APARECER, DESAPARECER E COLORIR.  ESTOU DISPONIBILIZANDO OS ARQUIVOS EM JPG PARA FACILITAR E NÃO O ARQUIVO EM POWERPOINT (COM EFEITOS E IMAGENS) POIS ISSO TORNARIA O ARQUIVO MAIS PESADO E EU TERIA DE LANÇAR MÃO DE ALGUM HD VIRTUAL, COMO O 4SHARED.)
ATENÇÃO: AS RESPOSTAS ESTÃO NO ÚLTIMO SLIDE, EM LETRAS MENORES BRANCAS, À ESQUERDA.


Apresentação - slide 1


Slide 2

Slide 3

Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8

Slide 9

Slide 10
Slide 11

Slide 12
Slide 13

Slide 14
slide 15

Slide 16
Slide 17

Slide 18

Slide 19

Slide 20

Slide 21

Slide 22

Slide 23
Slide 24

* Inclua o cartão no prêmio. Este cartão deverá ser lido pelo representante da equipe vencedora para todos os demais grupos.

* Cartas: caso você não tenha um baralho disponível. Imprima e cole em papel cartão.






One Time Blind - esquetes para reflexão

Olá!
"One Time Blind" é um grupo norte americano que costuma fazer pequenos filmes reflexivos sobre a relação do ser humano com a Divindade e postá-los no youtube.

Eu conheci o trabalho por acaso. Um amigo protestante acabou postando e eu gostei bastante. (ah, sim: o grupo é protestante. O que não impede a utilização dos vídeos. É preciso apenas observar qual é a melhor mensagem para ser explorada por uma aula doutrinária espírita.)

Segue alguns dos vídeos. O Site está em inglês, mas caso você queira acessá-lo é só clicar em ONE TIME BLIND.

A Torta de Deus ( Um dos meus vídeos favoritos.)


O banco - lugar das decisões

Bagagem


Balão Vermelho


Jesus e a Coca Cola


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

E já que falamos de vídeos no post abaixo, acho interessante lembrarmos de um outro profissional cujo trabalho é super útil para as nossas aulas.

O quadrinista!
Histórias em quadrinhos é outro material pra lá de bacana para desenvolver temas e palestras.
Hoje é dia do quadrinho nacional, então...Vou aproveitar para comemorar aqui no blog com a arte em quadrinhos de Wilton Pontes sobre Allan Kardec.

Todos os direitos são do autor e desde já o parabenizo pela iniciativa! Com certeza este material será de muita utilidade nos salas de evangelização. Conheça o trabalho de Wilton acessando o seu blog.


Figura 1
Figura 2
Figura 3
Figura 4
Figura 5
Figura 6
Figura 7
Figura 8

Use clipes musicais em suas aulas.

Saudações!

Enquanto organizo o material do Show do Milhão - que pretendo atualizar em breve - pensei em dedicar alguns posts aqui do blog para vídeos: entre clipes musicais, animações e comerciais.

Esse material também é muito útil para ilustrar algum tema ou levar à meditação sobre algum aspecto. Então, pensei em abrir esta opção por aqui.
Eu, particularmente, adoro trabalhar com música.

Eu escolho não apenas Músicas Espíritas, mas também músicas que tocam por aí : como pop, rock suave, enfim... Há muita coisa interessante nas letras de músicas dos cantores que os próprios jovens costumam ouvir. ( E, confesso por aqui, adoro as letras do Rei do Pop - Michael Jackson.)
É verdade que nem todos os facilitadores e coordenadores concordam em levar gêneros musicais distintos para as salas de evangelização. Eu, no entanto, acho não apenas válido: é uma forma de aproximar os estudos ao cotidiano das crianças e adolescentes. Mas, claro, utilize sempre do bom senso.

O Clipe que escolhi para este primeiro post é da cantora canadense Alanis Morissette -  Ironic.



Antes  de mais nada, é importante que você conheça o cantor ou cantora. Para toda e qualquer análise isso é muito importante e diz muito sobre o que foi composto. Então, caso você nunca tenha ouvido falar de Alanis, eu recomendo que passe neste LINK do Vagalume e confira a biografia.

Clipe utilizado para aula sobre: PROVIDÊNCIA DIVINA ( DEUS ESTÁ SEMPRE PRESENTE EM NOSSAS VIDAS)


A providência é a solicitude de Deus para com as suas criaturas. Ele está em toda a parte, tudo vê, a tudo preside, mesmo às coisas mais mínimas. É nisto que consiste a ação providencial.” ( A GÊNESE - Item 20.)



** No clipe escolhido, cujo título se traduz em " Irônico", a compositora reflete sobre os eventos que a vida apresenta e como todos estes eventos conspiram para ajudar você. Alanis aponta aquela "coincidência providencial" listando uma infinidade de ações e eventos irônicos. 
" É como mil colheres quando o que você precisa é de uma faca"
" Um engarrafamento de trânsito quando você já está atrasado."

Na verdade, Alanis aponta a Providência Divina agindo de " um jeito engraçado" e como nos enganamos ao pré julgar as situações. Ao Ser humano é dado uma visão parcial. Ele não vê o todo. Portanto, bom ou ruim/ bem ou mal são conceitos muito relativos.

ANEXOS:
1. Letra da Música com Tradução
Basta clicar na imagem, ampliar e colar no seu computador.


E O VÍDEO?
Essa é uma dúvida que já vi assolar muitas evangelizadoras/ evangelizadores. Para baixar o vídeo do youtube você precisa de um programa simples que o permita fazê-lo. Existem vários.
Aquele que costumo usar é o V Downloader. 
Clique neste LINK (vai te levar ao Baixaki), siga as instruções e instale o programa no seu computador.
Em seguida, copie o endereço (URL) do vídeo no espaço destinado pelo programa e pronto. Basta aguardar.

Não se preocupe: não há vírus e nada que vá danificar a sua máquina.




terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sites: Revista Auta de Souza e Histórias da Meimei

Olá, amigos!

Uma das ilustrações do site. História A Casa de Mazalu.
E andando por esse majestoso mundo da Internet, eis que encontro este domínio: uma página cheia de histórias ilustradas mais o roteiro da aula prontinha para você! Trabalho bacana e que vale a pena ser conhecido! Entre no link MEIMEI e divirta-se! São 108 histórias ilustradas com temas variados.

E, aproveitando a postagem: vai a dica de mais um site. Trata-se da Revista Auta de Souza. (também devo incluir o domínio nas listas de site indicados aqui do blog,)
Com artigos e sugestões de aulas para jovens e crianças mais um espaço dedicado ao Evangelizador. (É bom ou não é?)

Outro trabalho bacana do site é o "Espaço da vovó". São videos preparados para as crianças protagonizados pela Vovó - personagem que conta as mais variadas histórias.
Abaixo, um dos vídeos do site:


Tem até o roteiro de uma aula sobre o Carnaval, já que a data está se aproximando.
Então, aproveita para conhecer e tirar ideias para muitas aulas criativas!



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

De olho na telinha 2 !

Saudações!

Continuando a postar as histórias para o rolo de filme da nossa super televisão.

Hoje segue a história presente no livro: " E para o Resto da Vida" de Wallace Leal. * As ilustrações foram todas feitas manualmente por uma evangelizadora. Eu apenas escaneei. Esse método permite tornar o material mais duradouro.*

História 2. A Borboleta / A paciência (nome alternativo dado pela evangelizadora para o conto.)
Slide 1

" Como todos os garotos travessos, eu tinha a mania de meter-me em complicações.
Depois para sair delas, saia correndo para pedir o auxílio de mamãe.
Ela, porém, sem irritar-se e nem repreender-me, sempre encontrava um meio de deixar que eu me desembaraçasse sozinho. 

Slide 2

Para mim, aquilo significava que ela estava se recusando a auxiliar-me.
Eu me revoltava em silêncio, sem poder compreender.


Slide 3


Em uma manhã, às vésperas da primavera, ela gritou o meu nome no jardim.
Slide 4

Fui ver o que era. Mostrou-me um casulo castanho, firmemente preso a um ramo de cipreste.
-  Veja, disse-me interessada. A borboleta já está se agitando ali dentro.
De fato o pequenino cartucho parecia até pular e aquilo me deixou impaciente.

Slide 5

Eu tinha um canivete no bolso, tirei-o, abri-o e, sem consultar mamãe, disse-lhe:
-  Vou ajudar essa coitada de borboleta a sair daí de dentro.
Mamãe simplesmente curvou-se sobre o meu ombro, acompanhando a operação.

Slide 6

Mas, para minha decepção, o que saiu lá de dentro nem era uma larva e nem era uma borboleta. 

Slide 7

Extremamente frustrado eu olhava o estranho animalzinho quando mamãe me afagou os cabelos e disse com especial tom de afeto na voz:
-  Meu filho, ainda não era o tempo certo. A lagarta estava ativamente trabalhando com uma finalidade: adquirir forças suficientes para que, como borboleta, pudesse alçar vôo muito acima de um mundo onde estava acostumada a arrastar-se.


Slide 8
 Eu olhava penalizado, imaginando a lagarta marrom e feia, a rastejar. E a multicolorida e cintilante borboleta viajando nos raios do Sol. Minha mãe continuou:
-  Sem se preocupar em pensar e compreender, você abriu o casulo com o seu canivete. O bichinho, lá dentro, não pode esperar o seu tempo e amadurecer...

Slide 9

Eu estava com o fato diante de meus olhos: o pequenino ser vivente agora não podia nem voar, nem rastejar.
E entendi o que mamãe queria dizer. O "bichinho" ao qual ela se referia, éramos nós, as crianças.
Se eu dependesse, indefinidamente, de alguém para resolver meus problemas, jamais teria a capacidade para me desenvolver, isto é, assumir atitudes corretas, amadurecer, deixar de rastejar como uma criança que engatinha e chegar a ter um espírito próprio e independente, capacitado aos mais altos vôos.
Nunca mais me esqueci daquele incidente.
A luta da vida é vencida por etapas: cada uma delas nos prepara para a luta seguinte.
E a harmonia, a ordem perfeita da Lei que rege a Vida, garante a cada um de nós os meios para a vitória.
Não se situam lá fora, estão em nosso íntimo.
E, por isso, o auxílio melhor é aquele que vem de nós, em nosso próprio favor."
slide 10
E quem quiser, que conte outra!

domingo, 27 de janeiro de 2013

De olho na telinha!

Nossa velha Sony. Rendendo muitas histórias.
Eu simplesmente adorei acompanhar a confecção dessa modelo Sony.
Perfeita para abrilhantar a hora da contação de histórias e as crianças amam.

A Televisão de caixa de papelão é item conhecido dos educadores e sua confecção é simples: recicle aquela caixa de papelão que você não usa mais e...Pronto!
Dê uma passadinha no Site Sorriso para seguir as instruções e montar a sua Sony. (tem material bacana, já aviso: vale a pena dar um demoradinha no site.)

Já o assunto do Arte de ir Mais Além é com os rolos dos filmes: abaixo vamos disponibilizar algumas histórias desenhadas, prontas para virar obras cinematográficas e agitar a sua aula. ( são desenhos simples, mas basta imprimi-los, pintá-los e colocar em um rolo para que possa girar no interior da TV grudando-os em ordem sequencial de acontecimentos.)
Reúna a sua platéia e aproveite.

Não se esqueça de treinar em casa antes de se arriscar a contar a história.


História Nº 1 - Fé e Perseverança ( Livro " Pai Nosso" psicografado por Chico Xavier)

Clique na imagem para ampliar e salve no seu computador.
"Três Rapazes suspiravam por encontrar o Senhor, a fim de fazer-lhe rogativas.
Depois de muitas orações, eis que, certa vez, no campo em que trabalhavam, apareceu-lhes o carro do
Senhor, guiado pelos Anjos.
Radiante de luz, o Divino Amigo desceu da carruagem e pôs-se a ouvi-los.
Slide 2
Os três ajoelharam-se em lágrimas de júbilo e o primeiro implorou a Jesus o favor da Riqueza. O Mestre, Bondoso, determinou que um dos anjos lhe entregasse enorme tesouro em moedas.
Slide 3


O Segundo suplicou a beleza perfeita e o Celeste Benfeitor mandou que um dos servidores lhe desse um milagroso unguento a fim de que a formosura lhe brilhantasse no rosto.
Slide 4


O Terceiro exclamou com fé:
-Senhor, eu não sei escolher...Dá-me o que for justo, segundo a tua vontade.
O Mestre sorriu e recomendou a um dos seus anjos lhe entregasse uma grande bolsa.
Em seguida, abençoou-os e partiu...

O moço que recebera a bolsa abriu-a, ansioso, mas, oh!desencanto!...Ela continha simplesmente uma enorme pedra.
Slide 5
Os companheiros riram-se dele, supondo-o ludibriado, mas o jovem afirmou sua fé no Senhor, levou consigo a pedra e começou a desbastá-la, procurando, procurando...
Slide 6
Depois de algum tempo, chegou ao coração do bloco endurecido e ali encontrou um soberbo diamante.
slide 7

Com ele adquiriu grande fortuna e com a fortuna construiu uma casa onde os doentes pudessem encontrar refúgio e alívio, em nome do Senhor.

Vivia feliz, cuidando do seu trabalho, quando um dia, dois enfermos bateram à porta. Não teve dificuldade em reconhecê-los. Eram os dois antigos colegas de oração, que se haviam enganado com o ouro e com a beleza, adquirindo apenas doença e cansaço, miséria e desilusão.
slide 8
Abraçaram-se, chorando de alegria e, nesse instante, o Divino Mestre apareceu entre eles e falou:
- Bem aventurados todos aqueles que sabem aproveitar as pedras da vida, porque a fé e a perseverança no bem são os dois grandes alicerces do Reino de Deus."

Slide 9

No próximo post trarei mais dois filmetes desenhados.
Aguardem.


x_3d8b105a photo x_3d8b105a_zps2770aa2e.gif