Uma atividade manual desperta na criança a atenção, o interesse e a troca de afeto. É preciso lembrar que ensinar Espiritismo está além dos aspectos doutrinários. Repousa na pedagogia do amor. No cativar. No toque. Inspirá-los a criar, a curtir o momento. Tornar a sala de Evangelização um local gostoso, com impressões benéficas.
Oficina de Origami. |
Explicamos: as atividades de evangelização, conforme instruções da Casa, não entram de férias (pelo menos para as crianças de 3 à 10 anos). Assim, nos meses de julho e janeiro bolamos atividades diferenciadas - cinema, teatro, histórias, oficinas - com o intuito de proporcionar à criança uma outra visão da Casa Espírita. O quadro de trabalhadores, neste período, também muda. As evangelizadoras podem ter um descanso, frequentando neste período as palestras públicas, enquanto outros tarefeiros da Casa ocupam o lugar.
Entre sapos, ninjas e pinguins. |
Para nossa surpresa, as crianças envolveram-se na atividade com muito prazer e interesse. Passaram uma hora criando sapos, tigres, casas e ursos. E tudo isso em um clima de fraternidade.
Sim. As crianças emprestavam seus materiais e muitas delas ajudavam as outras que estavam com dificuldades para dobrar.
Foi, no mínimo, impressionante. E estávamos todos ali, sentados em uma mesa, com crianças de idades diferenciadas, todas concentradas!
Assim, vale a pena aplicar. As dobraduras que escolhemos foram todas simples e fáceis. Nada muito complexo. Se você quiser se aventurar e testar com suas crianças, seguem alguns links que ensinam o passo a passo. É só você imprimir, comprar os papéis e testar em sua casa.
http://en.origami-club.com//fun/index.html
http://baudasdobraduras.blogspot.com/
http://profgege.blogspot.com/2008/09/dobraduras-diversas.html
http://superorigami.com/
http://www.comofazerorigami.com.br/
Boas dobraduras!
Para o infinito e além.