Páginas

Gostou? Compartilhe!

domingo, 30 de janeiro de 2011

Projeto Mês Artístico e lúdico: trabalhando com oficinas

Saudações!

Uma atividade manual desperta na criança a atenção, o interesse e a troca de afeto. É preciso lembrar que ensinar Espiritismo está além dos aspectos doutrinários. Repousa na pedagogia do amor. No cativar. No toque. Inspirá-los a criar, a curtir o momento. Tornar a sala de Evangelização um local gostoso, com impressões benéficas.


Oficina de Origami.
 Nosso mais novo projeto é proporcionar as crianças oficinas diferenciadas voltadas para as atividades artísticas. Assim, além de aplicarmos a contação de histórias e o teatro resolvemos testar, também, a oficina de Origami.

Explicamos: as atividades de evangelização, conforme instruções da Casa, não entram de férias (pelo menos para as crianças de 3 à 10 anos). Assim, nos meses de julho e janeiro bolamos atividades diferenciadas - cinema, teatro, histórias, oficinas - com o intuito de proporcionar à criança uma outra visão da Casa Espírita. O quadro de trabalhadores, neste período, também muda. As evangelizadoras podem ter um descanso, frequentando neste período as palestras públicas, enquanto outros tarefeiros da Casa ocupam o lugar.


Entre sapos, ninjas e pinguins.
 Dentro deste conceito aplicou-se a Oficina de Origami. A princípio ficamos temerosas de que as crianças se distraíssem. Afinal, estamos falando de crianças pequenas onde o nível de atenção não é tão alto. Seriam elas capazes de se manter concentradas na tarefa?

Para nossa surpresa, as crianças envolveram-se na atividade com muito prazer e interesse. Passaram uma hora criando sapos, tigres, casas e ursos. E tudo isso em um clima de fraternidade.
Sim. As crianças emprestavam seus materiais e muitas delas ajudavam as outras que estavam com dificuldades para dobrar.
Foi, no mínimo, impressionante. E estávamos todos ali, sentados em uma mesa, com crianças de idades diferenciadas, todas concentradas!

Assim, vale a pena aplicar. As dobraduras que escolhemos foram todas simples e fáceis. Nada muito complexo. Se você quiser se aventurar e testar com suas crianças, seguem alguns links que ensinam o passo a passo. É só você imprimir, comprar os papéis e testar em sua casa.

 http://en.origami-club.com//fun/index.html
http://baudasdobraduras.blogspot.com/
http://profgege.blogspot.com/2008/09/dobraduras-diversas.html
http://superorigami.com/
http://www.comofazerorigami.com.br/

Boas dobraduras!
Para o infinito e além.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Sugestão de atividade: Amigo Oculto dos Vultos

Saudações fraternas!


Cartaz: Biografia Herculano Pires.
Esta dinâmica foi elaborada com a finalidade de promover entre os jovens o conhecimento sobre as variadas personalidades importantes que constituíram e constituem o  Espiritismo.
Notamos que em nosso grupo de jovens poucos conhecem as biografias de pessoas que marcaram a história da doutrina com seus exemplos de caridade ou, até mesmo, com suas investigações científicas.

Assim, decidimos criar o " Amigo Oculto dos Vultos" para aplicar com nossos jovens.
Montamos, primeiramente, o mural das personalidades com algumas biografias (Emmanuel, Kardec, Herculano Pires, Sheilla...) e deixamos exposto nas paredes das salas de evangelização.
Em seguida, organizamos um amigo oculto onde cada jovem seria uma personalidade e tiraria uma personalidade.

Como isso? Explicamos: primeiro, sorteamos os nomes das personalidades que equivaleriam ao jovem. Assim, por exemplo, a jovem Maiara ao sortear Allan Kardec, seria dali em diante a personalidade sorteada.

Logo após, tiramos o amigo oculto. Em nosso caso, tínhamos 23 personalidades para cerca de 10 jovens. Mantivemos as personalidades de cada jovem em sigilo para que eles estudassem as 23 personalidades. Assim, se Maiara é Allan Kardec, a pessoa que tirou Allan Kardec não sabe quem de fato aquela personalidade corresponde entre os seus amigos.


Cartaz: Biografia Camille Flammarion
Mas, você pode realizar o amigo oculto com apenas as personalidades sorteadas entre os jovens.

No dia marcado para a realização do Amigo Oculto, os jovens devem descrever a personalidade tirada. Assim, se a jovem Maiara é Allan Kardec e ela tirou Meimei, sua função é dizer entre os amigos as características de Meimei até que os demais acertem que personalidade corresponde.

O resultado foi muito positivo. Os jovens puderam aprender um pouco mais sobre cada personalidade de forma lúdica. Não com a obrigação de decorar cada personalidade sem um fim específico. Conseguimos, também, envolver a Casa Espírita e a família como um todo, pois os jovens os consultavam para maiores informações.

Se você se interessar pela atividade, baixe as biografias. Trata-se de um resumo de nossa autoria através da consulta ao site da FEB.

BIOGRAFIAS I ( Allan Kardec, Carlos Imbassahy, Batuíra, Caibar Schutel, Camille Flammarion, Cesare Lombroso, Emmanuel, Ernesto Bozzano, Eurípedes Barsanulfo, Eusápia Paladino, Peixotinho)

BIOGRAFIAS II ( Yvonne Pereira, Jerônimo Mendonça, Joanna de Angelis, José Herculano Pires, Léon Dennis, Leopoldo Machado, Meimei, Sheilla,Bezerra de Menezes, Chico Xavier.)

APROVEITE E PASSE NO POST DO JOGO PERFIL DOS VULTOS E CONHEÇA MAIS UMA FORMA DE EXPLORAR AS BIOGRAFIAS.

Para o infinito e além...

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

SUGESTÃO DE ATIVIDADE! AS MESAS GIRANTES.

Saudações!
Vamos procurar disponibilizar algumas ideias com que trabalhamos para as aulas de evangelização.

Livrinhos " Obras Básicas"
Este material foi criado por minha mãe - cabeça altamente criativa e pensante! - durante uma noite de insônia.

O tema: Mesas Girantes e Obras Básicas.
A aula foi idealizada para as crianças de oito a dez anos, o Terceiro Ciclo.

Esta atividade é a finalização de uma série de aulas sobre Allan Kardec e Irmãs Fox.

Para promover a fixação das Obras Básicas, confeccionou-se livrinhos de papel sulfite. Eles deveriam colar a parte de dentro do livro, fazendo a devida correlação do conteúdo à Obra Básica. (no molde que disponiblizamos existe a descrição da Obra e a capa).

A outra atividade proposta enfatizava o movimento das Mesas Girantes. Consiste em uma moldura, com a imagem de uma destas reuniões (vide imagem). A mesa é um acessório à parte, com um ímã colado no verso. 

Cartão Mesas Girantes



Foi distribuído às crianças um outro ímã, para que eles pudessem movimentar a mesa. Coloca-se a mesa na frente da imagem da reunião e no verso, com a ajuda do outro ímã, a atração de ambos produz o efeito de movimentação da mesinha de papel. Basta as crianças arrastarem o ímã por trás da imagem para conseguir o efeito. 

Muito simples e bacana.

 Abaixo os moldes. Basta copiar e colar em sua máquina para depois imprimir. (material confeccionado por Catarina e disponibilizado para o Blog.)

Anexo 1 - Molde dos livrinhos.
Interior dos livrinhos. Recortar.

Desenho "Sessão mesas girantes" - recortar.

Moldura e mesa.

x_3d8b105a photo x_3d8b105a_zps2770aa2e.gif