Grupos realizando os estudos. |
Esta aula é baseada no roteiro apresentado pelas apostila dos Estudo Sistematizado da Doutrina - Tomo I. (Portanto, analise a maturidade de sua turma. Não recomendo esta aula para pré adolescentes sem uma adaptação para a faixa etária.)
Nossa missão era abordar a Introdução dos Livro dos Espíritos e Prolegômenos com os jovens. Mas, as partes referidas são extensas e trazem um pouco de tudo. Coisa impossível de se tratar em uma única aula com cerca de meia hora de duração.
Cartaz Unidade Doutrinária para exposição. |
Assim, optamos por começar explorando as obras básicas.
Como se trata de um roteiro para Estudo Sistematizado optamos por "exigir" um pouco mais dos jovens: trabalhando com anexos, leituras e resumos para fixação do tema.
Tomo I. Subsídios para aula. |
Objetivo: Compreender o corpo Doutrinário, capacitando o jovem não somente a conhecer as Obras Básicas, mas também correlacioná-las com o " Livro dos Espíritos".
Bibliografia:
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - Programa Fundamental Tomo I.
Dinâmicas:
* Qual é o meu livro?
Consiste em dividir os jovens em trios ou grupos partindo da definição de seus livros. Cada jovem receberá a definição de uma obra Básica e deverá descobrir de qual Obra Básica ela pertence. Assim, os jovens formarão grupos distintos: Livro dos Médiuns, Céu e o Inferno...
* Leitura dos anexos, resumo e apresentação de seu livro para o restante da turma.
* Construir em grupo a estrutura básica da doutrina através do esquema proposto por Deolindo Amorim ( em anexo) e desenvolver um cartaz para exposição.
Desenvolvimento - Roteiro
Começamos explicando do que se trata a Codificação e apresentamos a primeira Obra compilada por Allan Kardec - O Livro dos Espíritos. Então, começamos apresentando a Introdução e Prolegômenos, Por fim, comentamos que o Livro dos Espíritos é dividido em 4 partes. E convidamos o jovem a pensar em quais seriam essas quatro partes.
A partir daqui apresentar aos jovens as obras codificadas por Kardec por ordem de publicação - Livro dos Médiuns, Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e a Gênese.
* Aqui desenvolvemos a dinâmica Qual é o meu Livro? Entregando a cada jovem uma definição distinta de uma obra da codificação e convidando-os a se mobilizarem para descobrir de que obra se trata e quem são seus companheiros naquele grupo. Trazer as obras e permitir que os jovens descubram as respostas por si mesmos ao manusearem os livros. ( Anexo 1)
* Após a formação dos grupos, distribuir a descrição mais detalhada de cada livro (Anexos 2) e convidá-los a fazer um resumo da obra para posterior apresentação para o restante da turma.
* Depois das apresentações, entregar aos grupos o esquema de Deolindo Amorim para que os jovens pensem por si mesmos e sejam capazes de correlacionar o que ouviram com as partes do Livro dos Espíritos. (Anexo 3)
* Finalizar a aula montando um cartaz com o Esquema proposto e convidando os jovens a colarem o seu resumo no local correspondente à sua obra básica.
Minhas considerações pessoais sobre a aula: acredito que os jovens aproveitaram bem, embora tenham deixado claro que não curtem escrever. De qualquer forma, é importante enfatizar de que se trata de um estudo e "escrever" é uma forma de fixação e apreensão do conteúdo. Como nós costumamos explorar diversas formas e técnicas de aulas, é bom receber o feedback dos jovens quanto aos métodos aplicados. Aviso ao amigo evangelizador, o fato de que nós acompanhamos o desenvolvimento dos grupos e percebemos quando um jovem toma a iniciativa, aquele que escreve mais, a forma como eles dividem as tarefas e ainda, aqueles que permanecem à margem das tarefas, deixando que outros façam por ele. Sim. Todos estes aspectos são importantes e jamais realizamos algo que não seja acompanhado de perto. São pistas importantes sobre a personalidade do jovem.
Costumo deixar bem claro o que esperamos com as aulas e sempre sou franca sobre os métodos aplicados. O interessado nos estudos deve ser o jovem e ele deve colaborar conosco para que possamos desenvolver da melhor maneira possível um tema. Acho isso importante. Contar com os esforços de ambos os lados. Nós temos o dever moral de tentar levar aulas interessantes, mas o jovem, de sua parte, deve nos apontar as direções e ajudar contribuindo e participando das aulas. É um esforço conjunto. Então, procure ser franco com sua turma! Isso ajuda muito e constroi uma ponte importante de diálogo! =)
ANEXOS
ANEXO I. ATENÇÃO: para esta aula você usará apenas as quatro descrições do meio: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - O LIVRO DOS MÉDIUNS - O CÉU E O INFERNO - A GÊNESE. |
ANEXO II - Resumos dos livros para distribuição nos grupos.
Evangelho Segundo o Espiritismo |
A Gênese |
O Céu e o Inferno |
Livro dos Médiuns partes I e II. |
ANEXO III. - Por fim, o esquema de Deolindo Amorim em seu livro "Cadernos Doutrinários" que expressa a Unidade Doutrinária onde o Livro dos Espíritos é o esqueleto estrutural e dele partem as demais obras.
Amarelo: Livro dos Médiuns, Vermelho: Céu e o Inferno Azul: A Gênese, Roxo: Evangelho. |
Conclusão: Todas as Obras se ajustam de forma harmônica. A força da Doutrina está justamente em sua unidade. Todas as obras da Codificação são interligadas, partindo do geral para o específico.
Espero que seja útil para você!
Dúvidas? Entre em contato!
Nenhum comentário:
Postar um comentário