Páginas

Gostou? Compartilhe!

sábado, 29 de janeiro de 2011

Sugestão de atividade: Amigo Oculto dos Vultos

Saudações fraternas!


Cartaz: Biografia Herculano Pires.
Esta dinâmica foi elaborada com a finalidade de promover entre os jovens o conhecimento sobre as variadas personalidades importantes que constituíram e constituem o  Espiritismo.
Notamos que em nosso grupo de jovens poucos conhecem as biografias de pessoas que marcaram a história da doutrina com seus exemplos de caridade ou, até mesmo, com suas investigações científicas.

Assim, decidimos criar o " Amigo Oculto dos Vultos" para aplicar com nossos jovens.
Montamos, primeiramente, o mural das personalidades com algumas biografias (Emmanuel, Kardec, Herculano Pires, Sheilla...) e deixamos exposto nas paredes das salas de evangelização.
Em seguida, organizamos um amigo oculto onde cada jovem seria uma personalidade e tiraria uma personalidade.

Como isso? Explicamos: primeiro, sorteamos os nomes das personalidades que equivaleriam ao jovem. Assim, por exemplo, a jovem Maiara ao sortear Allan Kardec, seria dali em diante a personalidade sorteada.

Logo após, tiramos o amigo oculto. Em nosso caso, tínhamos 23 personalidades para cerca de 10 jovens. Mantivemos as personalidades de cada jovem em sigilo para que eles estudassem as 23 personalidades. Assim, se Maiara é Allan Kardec, a pessoa que tirou Allan Kardec não sabe quem de fato aquela personalidade corresponde entre os seus amigos.


Cartaz: Biografia Camille Flammarion
Mas, você pode realizar o amigo oculto com apenas as personalidades sorteadas entre os jovens.

No dia marcado para a realização do Amigo Oculto, os jovens devem descrever a personalidade tirada. Assim, se a jovem Maiara é Allan Kardec e ela tirou Meimei, sua função é dizer entre os amigos as características de Meimei até que os demais acertem que personalidade corresponde.

O resultado foi muito positivo. Os jovens puderam aprender um pouco mais sobre cada personalidade de forma lúdica. Não com a obrigação de decorar cada personalidade sem um fim específico. Conseguimos, também, envolver a Casa Espírita e a família como um todo, pois os jovens os consultavam para maiores informações.

Se você se interessar pela atividade, baixe as biografias. Trata-se de um resumo de nossa autoria através da consulta ao site da FEB.

BIOGRAFIAS I ( Allan Kardec, Carlos Imbassahy, Batuíra, Caibar Schutel, Camille Flammarion, Cesare Lombroso, Emmanuel, Ernesto Bozzano, Eurípedes Barsanulfo, Eusápia Paladino, Peixotinho)

BIOGRAFIAS II ( Yvonne Pereira, Jerônimo Mendonça, Joanna de Angelis, José Herculano Pires, Léon Dennis, Leopoldo Machado, Meimei, Sheilla,Bezerra de Menezes, Chico Xavier.)

APROVEITE E PASSE NO POST DO JOGO PERFIL DOS VULTOS E CONHEÇA MAIS UMA FORMA DE EXPLORAR AS BIOGRAFIAS.

Para o infinito e além...

5 comentários:

  1. nao estou conseguindo baixar as biografias...podem me ajudar? email: larycp_diniz90@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, me perdoe! Estou um tempo sem acessar o blog. O link saiu do ar e estou averiguando. Vou ver se consigo enviar para você. Porém, todas as biografias estão no site da FEB, okay? Abraço fraterno!

      Excluir
  2. Amigos queridos estamos com dificuldade no download :-( Tá dando limitado. Mas mesmo assim obrigado pelos materiais, são ótimos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo!Estou um tempo sem acessar o blog. Por algum motivo o link saiu do ar! Agradeço sua visita e vou ver o que consigo fazer. De qualquer forma, todas as biografias constam do site da FEB. ;)

      Excluir
  3. Parabéns pelas atividades! Muito bacana!

    ResponderExcluir

x_3d8b105a photo x_3d8b105a_zps2770aa2e.gif