Gostou? Compartilhe!

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Dica de filme! Estamos rodeados de estrelas...

Uma estrela perdida e que quase se apagou.

Em uma única palavra: tocante.

Essa foi uma dica super especial da amiga Rosana Caruso e que não poderia deixar de postá-la aqui para dividir com vocês, amigos da lide espírita.

"Como Estrelas na Terra" é um filme indiano que aborda com total sensibilidade a história do pequeno Inshan. A cada minuto deste filme eu era capaz de ver a mim mesma. Sonhando acordada e vendo o mundo em uma tela totalmente diferente. Um mundo mais lento. Um mundo onde o vento sussurrava palavras em meus ouvidos e os peixes sempre tinham algo novo para contar. 
Mas, diferente do pequeno Inshan, eu contei com o apoio familiar. Sem dúvida, minha mãe foi a grande transformadora do meu mundo cheio de pequenas aranhas que insistiam em me atormentar.

Não. Eu não sofro de dislexia como Inshan. Mas, durante muito tempo tive distúrbios de aprendizagem e a dificuldade em expressar o que sentia. A necessidade de correr atrás do tempo das demais crianças e o grito incessante da auto cobrança. Não sucumbi porque a família e o espiritismo estiveram ao meu lado, empurrando-me e lembrando-me de que cada um tem o seu despertar e as suas próprias habilidades.

Ah, sim: eu nunca fui um gênio. Risos. Mas, não é preciso ser um gênio para ser especial. Cada ser é único.

Ao entrar no maravilhoso mundo da pedagogia espírita e caminhar ao lado de minha mãe, foi que minha atenção pelo ser humano tornou-se imensa. E transbordou para além de mim. Evangelizar me fascina porque descerra o mundo por trás do Outro. E então, falamos do professor de Inshan. 

Ah, quantas vezes não nos vimos como ele, pensando em como ajudar ali ou acolá. Como tornar a evangelização mais do que uma aula, mas um exercício de sensibilidade.
Brincar é coisa séria. O brincar estende uma ponte para o mundo do Outro. Fornece a senha que nos dará o precioso acesso ao coração, à mente e ao Espírito. 

Como o professor de Inshan, não temos medo de nos fantasiar. 
Não, não somos palhaços dando um show para uma plateia que precisa ser entretida.  
Somos mágicos tentando encantar um público que há muito desistiu da beleza de apreender. É necessário despertá-los para que passem a colaborar com a sua própria sede de conhecimento.
Somos (apenas) pessoas que amam o que fazem. E é impossível não deixar que essa alegria salte, pule, cante, grite e dance!
 E, esta magia nos contamina, porque, no processo, descobrimos que são as crianças e jovens que acabam nos encantando e ensinando.
Difícil? Não, porém trabalhoso.
Vamos falhar? Sim, muitas e muitas vezes. Mas, teremos a dádiva de aprender.
Ouviremos críticas? Muitas.
Haverá oposição e dificuldades? Um bocado. Além dos próprios evangelizandos que lutarão durante um tempo até que sejam cativados, você contará com a oposição de parceiros que deveriam ajudá-lo. 
E sim, há momentos em que pensamos em desistir. 

Mas, cada sorriso, cada criança e jovem para quem você fizer a diferença, vai mostrar que tudo valeu a pena.

Acreditem. Esse amor não se restringe apenas à Casa Espírita. Se estende para outras áreas e a gente acaba desejando tocar os corações para que, por sua vez, eles possam tocar outros. Não vamos permitir que a Doutrina Espírita fique apenas entre quatro paredes! Nosso compromisso é expandi-la em gestos, exemplos e atos. A moral cristã não conhece portas, cadeados ou paredes.

Diante de tudo isso, fica o nosso pedido aos amigos do Blog:
ASSISTAM, INSPIREM-SE E PERMITAM-SE IR MAIS ALÉM.
É um filme precioso.
Segue o filme completo com legenda.
E, mais uma vez, vamos agradecer a amiga que nos indicou o filme. Ela realmente estava inspirada pelo alto! Obrigada, Rosana!


3 comentários:

  1. Esse filme é muito lindo mesmo.. Percebemos o quanto podemos mudar a vida de uma criança. Muito emocionante :)
    Vim indicar um site que acho ótimo para evangelizadores espíritas: http://jardineirasdeplantao2.blogspot.com.br/
    Tem muita idéia bacana!

    ResponderExcluir
  2. Oi, "anônimo"! Obrigada pela dica! Com ctz passarei pra dar uma olhada no blog e incluir na minha lista! =)

    ResponderExcluir
  3. Oi, "anônimo"! Obrigada pela dica! Com ctz passarei pra dar uma olhada no blog e incluir na minha lista! =)

    ResponderExcluir