Páginas

Gostou? Compartilhe!

domingo, 9 de março de 2014

O Mito da Criação

Olá, amigos! Saudações!

Esta é uma aula que gostei muito de aplicar. Envolve o Mito da Criação Divina. Estávamos estudando a Gênese e a Criação do Mundo. Então, para tornar a aula interessante debrucei-me sobre a simbologia presente em Adão e Eva.

Para estabelecer um parâmetro e levá-los a pensar de forma crítica distribuí outros mitos da criação desenvolvidos por outros povos. A ideia é levá-los a pensar e discutir.

AULA - O MITO DA CRIAÇÃO DIVINA

Aula específica para adolescentes e jovens.
Objetivo: pensar sobre Deus através da simbologia presente em Adão e Eva e levá-los a raciocinar sobre o papel da ciência dentro da Doutrina Espírita.

Começar a aula apresentando o vídeo THE ANIMATOR - 2008. Disponível abaixo:




A animação trata sobre a criação do mundo de uma forma divertida. Ela vai preparar o terreno para os futuros debates.

Após, dividir os jovens em duplas ou trios e distribuir os anexos com os mitos indianos, pré colombianos e egípcios...Procure dar a uma dupla a bíblia com a versão de Adão e Eva (Acho interessante deixar na Bíblia para que os jovens manuseiem o livro, por isso não transformei a história em um anexo como os demais.) 

Deixar que os jovens tenham alguns minutos para ler e pensar no que lhes foi dado.

Após, pedir para que cada um leia o seu mito para todo o grupo e a partir daí conduzir as discussões.

PARA REFLETIR ( ESTAS FORAM PERGUNTAS QUE IDEALIZEI PARA MIM MESMA E QUE UTILIZEI COMO BASE PARA AS DISCUSSÕES):

  1. É possível comparar estes mitos com a versão presente na Bíblia – Adão e Eva? Estes mitos podem ser considerados reais?
  2. Adão é Eva é uma visão "falsa" da criação? Como podemos afirmar com tanta certeza de que algo é "falso"? Tomamos como parâmetro o quê? ( a visão científica - É importante lembrar que a Doutrina Espírita leva em consideração a ciência.)
  3. O Pentateuco canônico  - Por que a afirmação de que Adão e Eva está "errado" promove tanta comoção? ( GÊNESE, CAP. IV, QUESTÃO 8)
  4. Por que entre todas as visões de criação do mundo Adão e Eva foi a escolhida como a universal? ( VER GÊNESE, CAP. IV, QUESTÃO 5) / ABORDAR ALEGORIAS, TAMBÉM NA GÊNESE CAP. XII – GÊNESE MOSAICA) 
  5. O que há de comum entre Adão e Eva e estes outros mitos? ( crença em um poder superior – VER LIVRO PRIMEIRO (DEUS) QUESTÃO 5 E 6 do Livro dos Espíritos)

Minha intenção com esta aula foi fazê-los pensar sob parâmetros científicos e dentro do que nos traz Allan Kardec na Gênese. Quis deixar claro que "Adão e Eva" não é uma visão falsa, assim como todos os mitos não eram falsos para os povos que os conceberam. Apenas visões alegóricas de eventos cuja magnitude não foi possível entender completamente, à época.

Essa aula trouxe muitos questionamentos, inclusive algumas declarações que poderiam ser consideradas ofensivas a quem crê no criacionismo. O que é ótimo, porque assim se apresenta a oportunidade para lembrá-los de que devemos respeitar a diversidade de crenças, sem deixar de abordar a visão proposta pela Doutrina Espírita.

Não esqueça de ter a mão " A Gênese" de Allan Kardec.

ANEXOS - MITOS
Todos os mitos foram extraídos da Revista Superinteressante. Eu apenas os resumi. Você pode incluir outros mitos. Fique à vontade para enriquecer a aula como desejar.


Anexo I - Imprima e recorte.


Anexo II - Imprima e recorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

x_3d8b105a photo x_3d8b105a_zps2770aa2e.gif