Gostou? Compartilhe!

domingo, 24 de março de 2013

A Unificação Doutrinária - Introdução ao Livro dos Espíritos

Olá, queridos amigos!


Grupos realizando os estudos.
Hoje trazendo um tema acerca do corpo doutrinário que compõe o Espiritismo. 
Esta aula é baseada no roteiro apresentado pelas apostila dos Estudo Sistematizado da Doutrina - Tomo I. (Portanto, analise a maturidade de sua turma. Não recomendo esta aula para pré adolescentes sem uma adaptação para a faixa etária.)
Nossa missão era abordar a Introdução dos Livro dos Espíritos e Prolegômenos com os jovens. Mas, as partes referidas são extensas e trazem um pouco de tudo. Coisa impossível de se tratar em uma única aula com cerca de meia hora de duração.


Cartaz Unidade Doutrinária para exposição.
Assim, recorremos a estrutura proposta pelo Tomo que desmembra em partes lógicas toda a introdução, passando pela vida e obra do próprio Codificador.  É importante considerar que alguns evangelizadores e facilitadores não curtem apostilas. Eu, particularmente e humildemente, me posiciono favorável a estrutura idealizada pela FEB nestes tomos. Curti bastante a forma como a Introdução foi feita, uma vez que somos convidados a conhecer o Codificador, suas influências e métodos para compreender melhor a forma como foi compilado o Espiritismo. De minha parte, não tenho objeções. Achei bastante didático. 

Assim, optamos por começar explorando as obras básicas.

Como se trata de um roteiro para Estudo Sistematizado optamos por "exigir" um pouco mais dos jovens: trabalhando com anexos, leituras e resumos para fixação do tema.
Tomo I. Subsídios para aula.

Objetivo: Compreender o corpo Doutrinário, capacitando o jovem não somente a conhecer as Obras Básicas, mas também correlacioná-las com o " Livro dos Espíritos".

Bibliografia:
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - Programa Fundamental Tomo I.

Dinâmicas:
* Qual é o meu livro?
Consiste em dividir os jovens em trios ou grupos partindo da definição de seus livros. Cada jovem receberá a definição de uma obra Básica e deverá descobrir de qual Obra Básica ela pertence. Assim, os jovens formarão grupos distintos: Livro dos Médiuns, Céu e o Inferno...

* Leitura dos anexos, resumo e apresentação de seu livro para o restante da turma.

* Construir em grupo a estrutura básica da doutrina através do esquema proposto por Deolindo Amorim ( em anexo) e  desenvolver um cartaz para exposição. 


Desenvolvimento - Roteiro

Começamos explicando do que se trata a Codificação e apresentamos a primeira Obra compilada por Allan Kardec - O Livro dos Espíritos. Então, começamos apresentando a Introdução e Prolegômenos, Por fim, comentamos que o  Livro dos Espíritos é dividido em 4 partes. E convidamos o jovem a pensar em quais seriam essas quatro partes.

A partir daqui apresentar aos jovens as obras codificadas por Kardec por ordem de publicação - Livro dos Médiuns, Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e a Gênese.  

* Aqui desenvolvemos a dinâmica Qual é o meu Livro? Entregando a cada jovem uma definição distinta de uma obra da codificação e convidando-os a se mobilizarem para descobrir de que obra se trata e quem são seus companheiros naquele grupo. Trazer as obras e permitir que os jovens descubram as respostas por si mesmos ao manusearem os livros. ( Anexo 1)

* Após a formação dos grupos, distribuir a descrição mais detalhada de cada livro (Anexos 2) e convidá-los a fazer um resumo da obra para posterior apresentação para o restante da turma.

* Depois das apresentações, entregar aos grupos o esquema de Deolindo Amorim para que os jovens pensem por si mesmos e sejam capazes de correlacionar o que ouviram com as partes do Livro dos Espíritos. (Anexo 3)

* Finalizar a aula montando um cartaz com o Esquema proposto e convidando os jovens a colarem o seu resumo no local correspondente à sua obra básica.

Minhas considerações pessoais sobre a aula: acredito que os jovens aproveitaram bem, embora tenham deixado claro que não curtem escrever. De qualquer forma, é importante enfatizar de que se trata de um estudo e "escrever" é uma forma de fixação e apreensão do conteúdo. Como nós costumamos explorar diversas formas e técnicas de aulas, é bom receber o feedback dos jovens quanto aos métodos aplicados. Aviso ao amigo evangelizador, o fato de que nós acompanhamos o desenvolvimento dos grupos e percebemos quando um jovem toma a iniciativa, aquele que escreve mais, a forma como eles dividem as tarefas e ainda, aqueles que permanecem à margem das tarefas, deixando que outros façam por ele. Sim. Todos estes aspectos são importantes e jamais realizamos algo que não seja acompanhado de perto. São pistas importantes sobre a personalidade do jovem. 
Costumo deixar bem claro o que esperamos com as aulas e sempre sou franca sobre os métodos aplicados. O interessado nos estudos deve ser o jovem e ele deve colaborar conosco para que possamos desenvolver da melhor maneira possível um tema. Acho isso importante. Contar com os esforços de ambos os lados. Nós temos o dever moral de tentar levar aulas interessantes, mas o jovem, de sua parte, deve nos apontar as direções e ajudar contribuindo e participando das aulas. É um esforço conjunto. Então, procure ser franco com sua turma! Isso ajuda muito e constroi uma ponte importante de diálogo! =) 

ANEXOS
ANEXO I. ATENÇÃO: para esta aula você usará apenas as quatro descrições do meio: O EVANGELHO
SEGUNDO O ESPIRITISMO - O LIVRO DOS MÉDIUNS - O CÉU E O INFERNO - A GÊNESE.

ANEXO II - Resumos dos livros para distribuição nos grupos.

Evangelho Segundo o Espiritismo

A Gênese

O Céu e o Inferno

Livro dos Médiuns partes I e II.



ANEXO III. - Por fim, o esquema de Deolindo Amorim em seu livro "Cadernos Doutrinários" que expressa a Unidade Doutrinária onde o Livro dos Espíritos é o esqueleto estrutural e dele partem as demais obras.

Amarelo: Livro dos Médiuns, Vermelho: Céu e o Inferno
Azul: A Gênese, Roxo: Evangelho.

Conclusão: Todas as Obras se ajustam de forma harmônica. A força da Doutrina está justamente em sua unidade. Todas as obras da Codificação são interligadas, partindo do geral para o específico.


Espero que seja útil para você!
Dúvidas? Entre em contato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário