Páginas

Gostou? Compartilhe!

domingo, 3 de março de 2013

Nas pegadas do Verdadeiro Profeta!



Olá, amigos e amigas! Como vão?

Hoje compartilhando com vocês uma atividade bem diferente.
Sim. Não foi fácil desenvolvê-la. Eu, literalmente, quebrei a cabeça para idealizar. Mas, no final...A coisa andou.

Trata-se de um jogo aos moldes de " Scotland Yard" (jogo de tabuleiro que simula  os processos verdadeiros de uma investigação criminal  e apresenta 120 casos para serem desvendados) - ou seja, cada grupo receberá o mesmo caso e deverá resolvê-lo.

O tema da aula?
Falsos Profetas ( Trata-se de uma aula "combo". Comecei com o Mural dos Vultos, estudamos os Verdadeiros Profetas com o jogo Perfil dos Vultos e finalizei o tema com esta aula: enfocando os falsos profetas. Você não precisa dar todas as aulas jogos e nem é recomendado ( em nossa Mocidade eu não tenho como idealizar um cronograma de atividades porque as aulas são divididas entre um grupo de evangelizadores.Há seus pontos positivos, mas infelizmente não consigo acompanhar a evolução da turma, já que são evangelizadores diferentes a cada sábado. Assim, obviamente houveram amigos evangelizadores que fizeram o desenvolvimento do tema de outras formas.) Você pode dedicar um tempo a recolher matérias e desenvolver uma aula expositiva -em outro post vou disponibilizar um conteúdo bacana sobre médiuns para discussão ou mesmo montar um mural sobre. Enfim, o poder é seu!

AULA: O CASO DO VERDADEIRO PROFETA


Aula baseada no Evangelho  Capítulo XXI – Falsos Cristos e Falsos Profetas Itens 3, 8 e 9.

Objetivo principal: Distinção das características do verdadeiro profeta em comparação ao falso profeta.
Objetivo secundário: continuar o estudo dos vultos do Espiritismo e consolidar a noção de profeta (“ ...Todo enviado de Deus com a missão de instruir os homens e de lhes revelar coisas ocultas, os mistérios da vida espiritual.”)

BIBLIOGRAFIA

O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Aconteceu na Casa Espírita – Emmanuel Cristiano (Espírito Nora)
Transtornos psiquiátrios e Obsessivos – Divaldo (Manuel Philomeno de Miranda)
Evocação dos Espíritos - Mistério dos Espíritos ( não é um livro doutrinário. Trata-se de uma publicação espiritualista que contem ilustrações e casos de médiuns variados.)


**É importante salientar que o caso " O Verdadeiro Profeta" se baseia nas histórias de Manoel Philomeno de Miranda (Capítulo “Presseguem as experiências Libertadoras” sobre um dirigente de Casa Espírita que promove as reuniões de tratamento espiritual mediante à sociedade com a Instituição.) e do Espírito de Nora ( Em “ Estimulando a Vaidade” Nora conta o caso de Maria Sousa, uma médium que se deixa levar pela ação dos obessores e leva com ela milhares de outros seguidores. Este livro traz um panorama geral das dificuldades enfrentadas pelos Espíritas e alerta para o “orai e vigiai”. As características de Marta BoaFé foram construídas através destes livros. Recomendo a leitura dos livros para entender melhor o caso proposto. )

ESTRUTURA DA AULA

1.Dividir os jovens em grupos de quatro.

2.Solicitar que leiam o item 8 - Falsos Cristos, Falsos Profetas - do Evangelho segundo o Espiritismo para que possam se inteirar do caso. ( Deixe que os grupos folheiem e procurem o item. Não dê demarcado ou em fotocópia. O ideal é entregar o exemplar. Permita que os jovens conheçam o livro e o explorem à sua maneira.)

3. Entregar à cada um dos grupos a cartela com o Caso do Verdadeiro Profeta e mensagem criptografada ( em anexo). Realizamos uma brincadeira com os nomes dos inspetores. Por isso, deixei um espaço para que você complete com os nomes dos coordenadores ou conhecidos do grupo. ( Por exemplo: o Inspetor Lestrade foi Celso Lestrade - o coordenador da Mocidade. Holmes, foi Jefferson Holmes, um evangelizador muito querido pelos jovens e etc...)

4. Realize a leitura em voz alta do caso.

NOS ANEXOS ABAIXO VOCÊ ENCONTRARÁ AS INSTRUÇÕES SOBRE COMO JOGAR.

* ATENÇÃO: CONHEÇA BEM O PERFIL DE SUA TURMA PARA APLICAR ESTA DINÂMICA. NÃO É UM JOGO MUITO FÁCIL. ( Nossos jovens adoram jogos e puzzles. E, como todas as aulas são experiências, confesso que sempre nos arriscamos. Em nosso caso, a aula foi bastante proveitosa e os jovens conseguiram desvendar o caso muito bem. Inclusive TODOS os grupos conseguiram decifrar a mensagem criptografada. Creio que houveram alguns erros de minha parte: então, eu os alerto para explicar bem como funciona o processo de desvendar as pistas. Aproveite para entabular uma conversa sobre as atitudes de um bom médium.) 
** INFORMO QUE DESENVOLVEMOS A ATIVIDADE EM 1H 30 MIN - O TEMPO NORMAL DE EVANGELIZAÇÃO. 

Instruções do Jogo - Leia atentamente.
O Caso do Verdadeiro Profeta - recorte e cole.

Pistas - Recorte-as.
Pistas II.
Mensagem Criptografada
Respostas do caso. Cada cor é relativa à uma pista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

x_3d8b105a photo x_3d8b105a_zps2770aa2e.gif