Páginas

Gostou? Compartilhe!

domingo, 31 de março de 2013

Curso de Evangelização para Jovens

Curso de Capacitação Juventude 2013
Alô, amigos! Espero que todos tenham desfrutado de uma boa páscoa ao lado de seus familiares. Nós, é lógico, passamos na Casa Espírita ao lado dos nossos queridos jovens, futuros evangelizadores!

Aproveitando o post de hoje para divulgar o curso especialmente preparado para a juventude que deseja se lançar no grande desafio chamado "evangelização". 
E salientar nossa preocupação com este setor, muitas vezes negligenciado. Infelizmente não se é exigido nada para o tarefeiro. Se você deseja aplicar passe, precisa fazer o curso preparatório. Se quer fazer parte da mesa mediúnica, precisa estudar mediunidade, mas e quem quer evangelizar? Pois é. Quem quer evangelizar, segura na mão de Deus e vai! risos!

Brincadeiras à parte, é muito bom termos novos tarefeiros, mas é preciso que todo o futuro evangelizador também passe por um curso preparatório. Também estude. Afinal, evangelizar espíritos não é uma tarefa simples, mas de grande responsabilidade.
As casas Espíritas precisam capacitar seus trabalhadores para esta tarefa. Conhecê-los e prepará-los à luz da Doutrina Espírita.

 "Ah, é só dar uma aulinha", dizem, assim, no diminutivo. 

Recortando.
Não. Não é apenas dar uma "aulinha". É capacitar seres milenares. 
Certa vez, uma evangelizadora me questionou: "ora, para quê preciso aprender tudo isso? Para as crianças tanto faz! São apenas crianças." 
Nós, como Espíritas, temos o dever de fazer sempre o melhor que pudermos (parafraseando nosso querido Emmanuel) e as "inocentes" crianças que parecem não estar "nem aí" são espíritos velhos, que tal como nós, carregam um passado e são capazes, sim, de entender o que se passa (Que o diga Hermínio de Miranda no excelente livro "Nossos filhos são espíritos.") Portanto, capacitar-se é o mínimo que podemos fazer em prol dessa grande missão.

Amor e carinho são aspectos fundamentais. Mas é bacana a gente poder compreender como funciona o processo de aprendizado, como o cérebro das crianças reagem, o que pode estimulá-las mais e melhor. (Lúcya Moisés tem um livro maravilhoso sobre o tema: "Como aprendemos?". Recomendamos a leitura atenta.)

"Mas, então, eu preciso ser "PHD" no tema? Não sou pedagoga!"
Claro que não. Mas procurar estudar, ler, participar de cursos e ter interesse em expandir seus conhecimentos é sinal de progresso. Vai lhe dar mais segurança e possibilitará que conheça outros companheiros de lide. 

Cursos para os novos trabalhadores é imprescindível. E acompanhamento após o curso, também. Essas ferramentas darão ao futuro evangelizador amparo e a Casa Espírita estará garantindo a seriedade e comprometimento do Departamento que elucida crianças e jovens, mas também capacita seus trabalhadores. É  garantia de que o pretenso evangelizador perceba se realmente deseja se envolver naquele setor e não tenha uma experiência negativa. 

E não falamos apenas dos novos. Cursos de reciclagem para os trabalhadores mais antigos também são ferramentas valiosas para mantê-los atualizados e motivados na tarefa. (Sugerimos grupos de Estudos semanais, após ou depois das aulas, que reúnam os evangelizadores e permitam a troca de ideias.)
É uma pena que aos trabalhadores da Evangelização não sejam vistos com a mesma seriedade que o são aqueles que desejam trabalhar como aplicadores de passes ou médiuns.
Afinal de contas, é através da Evangelização que poderíamos minimizar ou diminuir os casos de obsessão. Tanto encarnados quanto desencarnados. Não há arma melhor do que o esclarecimento. Mas, para isso, é preciso contar com evangelizadores armados, além da boa vontade, do conhecimento.

Colocando a mão na massa! - Literalmente.
O Curso em questão, ministrado por Catarina ( Catarina é a minha mãe. As atividades que ofereço aqui no Blog para vocês é também fruto de sua contribuição e se tratam de atividades aplicadas ao longo de 20 anos trabalhando com jovens e crianças. E ela sabe que ainda há muito o que aprender. Portanto, eu e ela estamos sempre estudando.) , teve como alvo os jovens da Mocidade que desejam trabalhar com crianças. E este curso foi focado na juventude. O curso, um pedido dos próprios jovens, fez um apanhado geral sobre a missão do evangelizador e trouxe dados sobre a capacidade de atenção de cada idade, advertindo os jovens sobre a necessidade de observar as crianças até mesmo nos momentos lúdicos. 
Após a teoria, os jovens foram convidados a cortar e colar, desenvolvendo atividades práticas para aplicar com suas futuras turmas.

A experiência foi muito proveitosa. E já teremos o Módulo II, focado apenas nas Práticas Pedagógicas. (salientando que somente abrimos o Modulo II por insistência dos jovens.) Assim, amigos: hoje deixo para alertar as casas Espíritas sobre o poder da Evangelização e a necessidade de preparamos os nossos jovens para o trabalho! Este é o nosso grande objetivo. Que sejam eles, nossos jovens, os continuadores dessa grande tarefa de regeneração. 

E não é sem orgulho que deixo registrado por aqui: se tratam de jovens de nossa Mocidade. Alguns, frequentadores das escolas de evangelho e que hoje desejam passar a oportunidade adiante. Então, acredito que isso se deve a cada evangelizador ( e os pais estão inclusos nisso) por quem eles passaram. Uns plantaram a semente, outros a regaram e hoje, já temos uma plantinha que está prestes a desabrochar e espalhar um pouco de seu aroma para os outros.

Depois vou disponibilizar aqui no blog os slides utilizados e as técnicas por eles aprendidas.




2 comentários:

x_3d8b105a photo x_3d8b105a_zps2770aa2e.gif